Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Responsabilidade Social x Sustentabilidade


Na mídia a responsabilidade social e a sustentabilidade, estão criando um espaço gigantesco. Mas como entender e dividir esses dois fenômenos industriais e sociais e o motivo desse surgimento.



Para você compreender melhor este assunto, a responsabilidade social surgiu nos EUA e Europa nos anos de 1960, com o intuito de suprir a deficiência do governo perante a sociedade. A participação empresarial brasileira, no meio social,  veio a ganhar força na década de 90. Empresas contribuintes para o desenvolvimento social aderiram essa nova visão do mundo coorporativo criando assim estágios de organização para colaborar com a população.

Colocando em 1° estágio exercício de gestão social interna, que tem como foco a preocupação e o desenvolvimento de seus funcionários e familiares, já no 2° estágio no exercício social de gestão externa, visa à sociedade, comunidades e ao consumidor e no último processo de desenvolvimento têm o 3° estágio exercício social da gestão cidadã, que deixa de focar na comunidade e se estende a uma sociedade em um todo.

Assim a responsabilidade social criou grandes proporções e atingiu tal magnitude, que a sociedade passou a conhecer os seus benefícios, mas que acaba sendo confundido com sustentabilidade. Mas o que venha a ser sustentabilidade?



Sustentabilidade surgiu em 1979 em uma assembléia geral das Nações Unidas, que foi assumida pelos governos em 1987, com o intuito de preservar o meio ambiente para as próximas gerações.
Contribuindo assim para o desenvolvimento do meio ambiente, como reciclar, plantar árvores, incentivar a população a cuidar e olhar melhor a natureza ao seu redor. Não só a população, mas também as empresas que são os principais fatores para a degradação do meio ambiente.

A sustentabilidade incentiva manter e contribuir uma boa qualidade de vida para o meio ambiente. Mas essa contribuição, não é só dever das empresas, também tem que ter uma participação da população, por isso você assimila diariamente, em comercias, reportagens, a importância de reciclar, plantar árvores, não jogar lixo nas ruas.



E a responsabilidade social, tem como interesse contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade ou da sociedade em geral. Criando assim projetos que iram beneficiar, crianças, jovens e adultos. Como projeto escola, cultural, esportivo e na área da saúde.



Os dois são relativamente distintos, mas um acaba completando o outro. Por isso o maior motivo da maioria da população confundir. Ambas são visões que veio para alertar o meio empresarial, que não basta pensar só nos interesses da empresa, mas precisa pensar em um todo. E alertar a população que ela também pode e deve contribuir para o desenvolvimento social e ambiental.
Deise Lima


0 comentários:

Postar um comentário